sexta-feira, 30 de março de 2018

Solstício de Inverno

O que é um solstício?

O solstício representa a mudança das estações mais radicais, ou seja, a estação mais quente e a mais fria. Ocorre duas vezes no ano e uma dessas vezes será o dia mais longo do ano, ou como é o caso do solstício de inverno, a noite mais longa do ano.

Por que ocorre o solstício de inverno?

O solstício de inverno acontece por conta da rotação e a translação do planeta Terra. É isso que faz com que a distribuição solar seja desigual para os dois hemisférios. Por conta desses movimentos, um lado do planeta recebe mais luz que o outro por volta de um período de 182 dias. Assim, o solstício de inverno começa quando o Sol atinge a maior distância da linha do equador, e dessa forma ocorre a noite mais longa do ano. As datas do solstício de Inverno são 21 de junho (inverno) e 22 de dezembro (verão).

Acredita-se que muitas religiões pagãs usavam essas datas para rituais de adoração aos deuses. Para eles, o inverno chegava, trazendo o ápice do frio e da escuridão para o mundo. Porém no dia do solstício de inverno (o dia que a estação muda) a luz começa a voltar, e o sol começa a aparecer mais do que antes. Até que o ocorre o solstício de verão, o ápice do calor e da luz na Terra e tudo começa a voltar para o escuro.

No hemisfério Norte, onde o solstício acontece no final de dezembro, faz bem mais sentido essa história de “a volta da luz”, pois é nessa mesma época que ocorre o Natal. O nascimento de Cristo pode ser representado por muitas religiões como o retorno da luz ou a salvação da Terra.


                              Roda do Ano – Sabbat Yule

Imagens Meramente Ilustrativas


Também conhecido como “Midwinter” o Sabbat Yule marca, na Roda do Ano, o Solstício de Inverno, a data em que o período do dia é o menor do ano e a noite é a mais longa. Neste período a Deusa dá a luz ao novo Deus Sol. Em diversas culturas o nascimento do novo Deus é marcado próximo a esta data, sendo mais conhecida por nossa cultura ocidental como o nascimento de Jesus e o Natal.


Hemisfério norte: 21 ou 22 de Dezembro
Hemisfério sul: 21 de Junho
Cores: Vermelho, verde, dourado e branco


Em Yule a Deusa ainda está em sua fase de anciã e triste com a perda do Deus Sol. Porém isto não a impede de dar a luz ao novo Deus Sol que, em breve, irá fertilizá-la novamente e trará a alegria de volta à sua vida.
Sabbat Yule e o retorno da luz
Na Roda do Ano, o Sabbat Yule é considerado o retorno da luz. Uma vez que tudo ficou escuro com a morte do Deus em Samhain, o renascimento do Deus Sol em Yule é o sinal de que em breve o inverno irá embora e de que uma nova fase de alegrias está se aproximando novamente: a primavera! Para celebrar o nascimento do Deus Sol, as árvores cobertas de neve eram decoradas com velas, presentes, comidas e bolas coloridas que simbolizavam a fertilidade do Deus. No topo da árvore costumavam colocar o mais comum símbolo Pagão: o pentagrama

Isto soa comum? Sem dúvidas. Com a cristianização dos povos Celtas e Pagãos, estes costumes foram readaptados para a história de Jesus Cristo. Aqui pelo Brasil, quem nunca questionou o porquê do Natal ter símbolos como pinheiros, neve e bolas coloridas? Não faz o menor sentido para nós.

No Sabbat Yule o destaque da celebração é o Deus, pois ele está renascendo a trazendo de volta sua energia e luz. Com isto a Deusa, que ainda está em sua fase anciã, voltará a sorrir e retornará à sua fase de donzela.



                           Rituais de solstício de inverno - 1

                                                     Imagem Meramente Ilustrativa

Sorte e Dinheiro

Diversas religiões acreditam que as noites de solstício são as mais poderosas que existem. Magias, orações e rituais são muito comuns durante os dias das entradas das estações, pois as chances de realização são grandes. Confira um ritual que é comum durante esse período de solstício e aprenda como trazer benefícios para você.


Ingrediente:

1 Raminho de pinheiro
1 Incenso de Alfazema
4 Cristal de Pedra
4 Velas vermelhas
Um Espelho pequeno
1 papel e 1 caneta de tinta verde


Preparação

Para a realização deste ritual, é necessário que tudo seja feito sem pressa e sem interrupções, numa varanda ou ao lado de uma janela. Isso porque é preciso absorver os raios da lua e do sol. Depois de encontrar o lugar ideal para fazer, disponha as 4 velas de modo a formarem um quadrado.

Coloque no meio delas o espelho e por cima, os cristais. Pegue um fósforo e acenda as velas e o incenso de Alfazema. Depois passe com o ramo de pinheiro por cima de cada uma das velas, no sentido horário. Agora, coloque o ramo por cima dos cristais. Pegue a caneta e o papel e escreva os seus desejos para essa próxima fase que está para iniciar em sua vida. Assim que terminar, dobre o papel em 4 partes e coloque-o debaixo do cristal por cima do espelho.

É necessário que nesse ritual as velas não podem se apagar, tem de deixá-las acesas até o fim. Os cristais, o espelho, o ramo de pinheiro e os seus pedidos devem receber a energia da Lua e do Sol, transferindo para você toda essa energia.

Depois que as velas terminarem de queimar, lave os cristais com água e sal grosso para que sejam purificados para um novo ritual e guarde-os. O ramo de pinheiro o esconda em um local secreto no seu quarto. Pegue o papel onde escreveu os seus pedidos, coloque-o em um vaso com uma flor, ou planta do seu agrado. Pode ser também junto de uma árvore ou em um jardim.




                          Rituais de Solstício de Inverno - 2 

                                                       Imagem Meramente Ilustrativa

Ritual das Fadas 

Durante os meses de inverno,os Espiritos da Natureza normalmente repousam enquanto suas plantas e árvores reposam também.Entretanto se convidar os que vivem em sua área para sua casa,eles pode passar os meses de inverno com você, checando suas energias se necessário.Eles são amigos maravilhosos tanto para humanos quanto para animais. Gostam em particular de crianças pequenas.

Você precisará de:
Gengibre em pó
Uma pequena colher
5 Velas Brancas.
Cristais ou Pedras.

Neste ritual você não precisará abrir o círculo.Simplesmente coloque as velas nas direções dos quadrantes e ao lado de cada vela coloque um cristal ou uma pedra . escolha um comodo aonde ninguém vá interferir e então envie seus pensamentos para dar as boas vindas aos espiritos.
Entoe:

Ó espiritos das plantas e da Terra e das árvores,
Eu peço para que se apresentem a mim.
De mim não partirá nenhuma agressão.
Juntem-se a mim em amizade e amor.
Trazendo prazer na antiga magia,
pois para sempre com os Antigos Deuses
Podemos recriar todas as coisas em ouro.
Espíritos Guardiães, nossas vidas se unem.
Tudo nós compartilhamos.

Volte-se para o leste.
Polvilhe um pouco de gengibre na vela e diga:

Todos vocês, espíritos e fadas,
Ouçam meu chamado.
Entrem neste círculo mágico.
Bem – Vindos Todos!
Volte-se para o sul polvilhe o gengibre e diga:
Todos vocês raios de Sol,
Ouçam meu chamado
Entrem neste círculo mágico.
Bem – Vindos Todos!
Volte-se para o oeste,polvilhe o gengibre e diga:
Todos vocês, duendes da terra e elfos das águas
Ouçam meu chamado
Entrem neste círculo mágico.
Bem – Vindos Todos!
Volte-se para o norte, polvilhe o gengibre e diga:
Todos vocês dos raios de Luar,
Ouçam meu chamado.
Entrem neste círculo mágico.
Bem – Vindos Todos!

Sente-se em silêncio por algum tempo,mentalizando suas intenções. Esteja atento aos toques deles em seu corpo,como se fossem penas roçando. Ouça suas vozes musicais em sua mente. Fale com eles calmamente. Ao encerrar sua comunicação, fique em pé no centro da sala. Erga seus braços para o alto, dizendo:

Minha gratidão e bençãos aos Deuses do Ar da Terra do Céu e do Mar 4X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRÊS SIMPATIAS FORTES PARA VIDA FINANCEIRA

********************************************************************************* PROSPERIDADE imagem Meramente Ilustrativa 1 -POD...